A importância de realizar a coleta de resíduos hospitalares

O resíduo hospitalar é todo o tipo de lixo proveniente de atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde, assim como: hospitais, clínicas médicas, odontológicas, farmácias, veterinárias, laboratórios, além de estúdio de tatuagem e de micropigmentação.

Seja qual for a sua origem, a coleta de resíduos hospitalares é uma obrigação legal, pois sem a coleta desses resíduos pode acarretar riscos ambientais e a população fica exposta ao contágio de doenças.

Mas para realizar o descarte desse lixo de forma correta é necessário fazer a separação destes materiais de acordo com a classificação dos RSS, seguindo normas impostas pela Anvisa e órgãos fiscalizadores. A Anvisa faz a seguinte separação:

Grupo A: Resíduos biológicos (agulhas, gases, etc.)

Grupo B: Substâncias químicas que prejudicam a saúde pública e o meio ambiente.
Grupo C: Rejeitos radioativos que estão acima dos limites aceitáveis pelas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Grupo D: Lixo comum, como papel sanitário, restos de alimentos, fraldas, etc;
Grupo E: Materiais perfurocortantes.

Esse processo é realizado pela instituição, em embalagens próprias e devidamente assinaladas para identificação da empresa que irá realizar a coleta deste material.

A Amazonfort é especialista em gerenciamento de resíduos hospitalares

A Amazon Fort Soluções Ambientais oferece um serviço especializado de gerenciamento de resíduos hospitalares. Com profissionais capacitados e todo o equipamento necessário, para a segurança dos mesmos, a empresa garante o serviço com qualidade e responsabilidade. Todos os resíduos são encaminhados para tratamento através de processos devidamente licenciados pelos órgãos ambientais, garantindo toda a rastreabilidade do processo.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *