O que é a Campanha Fevereiro Roxo e Laranja?

Chegou fevereiro, o mês do carnaval, folia e diversão, mas se engana quem pensa que é só isso. Fevereiro também é o mês de conscientização. O motivo é que é marcado pela Campanha Fevereiro Roxo e Laranja, voltada para a conscientização e tratamento de algumas doenças, como: Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.

No entanto, apesar dessas campanhas serem distintas, o objetivo em comum entre ambas é a conscientização sobre diagnósticos corretos e tratamentos eficazes. As cores laranja e roxo têm significados importantes, como o alerta, cuidado, conscientização de algumas doenças que a população não tem muito conhecimento sobre os sintomas e consequências no cotidiano do indivíduo.

 

O que é Fevereiro Roxo?

A campanha Fevereiro serve como uma maneira de refletir na população a importância da conscientização sobre 3 doenças crônicas: Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.

Visa informar as pessoas de modo que elas possam refletir sobre a importância do bem-estar e qualidade de vida daqueles pacientes que forem tratadas em estágios iniciais, seus sintomas podem ser controlados.

 

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome pouco conhecida, sendo que a maioria dos portadores dessa doença são mulheres entre 30 e 60 anos, mas essa síndrome também pode surgir na infância e na adolescência. Os principais sintomas dessa doença crônica incluem:

  • dor generalizada;
  • fadiga;
  • dificuldades cognitivas como problema de concentração e perda de memória;
  • dores e formigamento nas mãos e pés;
  • insônia;
  • depressão.

 

 Alzheimer

A campanha também busca gerar uma conscientização sobre o Alzheimer, que é uma doença mais comum em idosos. Geralmente os indivíduos que sofrem com essa doença degenerativa, apresentam alguns sintomas como perda de memória e falta de coerência na fala.

Ou seja, é comum que os pacientes que sofram com Alzheimer se lembrem apenas de histórias antigas e passem a repeti-las, sem se lembrar de fatos recentes.

Essa doença ainda hoje não possui cura, por isso é fundamental desenvolver o diagnóstico precoce ainda no início, para que seja possível introduzir um tratamento terapêutico e medicamentoso adequado para retardar os efeitos mais agressivos.

 

Lúpus

A campanha fevereiro roxo também busca falar sobre uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins.

O lúpus é uma patologia autoimune, que causa a destruição dos tecidos saudáveis do corpo pelo próprio sistema imunológico, entre os principais sintomas, estão:

  • febre;
  • fadiga;
  • rigidez muscular e inchaço;
  • dores em articulações;
  • lesões na pele que pioram com exposição ao sol;
  • vermelhidão na face sobre bochechas e nariz (em formato de borboleta);

Essa doença necessita ter uma atenção redobrada, pois em casos mais graves, se não for tratado adequadamente, o lúpus pode levar à morte, e ela pode surgir em pessoas de qualquer idade e sexo, principalmente, entre 20 e 45 anos.

 

O que é Fevereiro Laranja

A campanha fevereiro laranja também serve como um alerta e incentivo a prevenção da leucemia e destaca a necessidade da doação de sangue e medula óssea.

Essa doença se inicia na medula óssea onde o sangue é produzido, ou seja, os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de maneira desordenada.

Por isso, a conscientização sobre a fevereiro laranja se faz tão importante, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir longevidade. Principais sintomas da leucemia:

  • Sensação de fraqueza ou cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Sofrer com sangramentos e hematomas facilmente;
  • Dor nos ossos e articulações.

O tratamento para a leucemia depende muito do estágio da doença, podendo variar entre sessões de quimioterapia, imunoterapia, radioterapia até transplante de medula óssea para reduzir ou eliminar o tumor.

 

A Importância da Campanha Fevereiro Roxo e Laranja para um Diagnóstico Precoce

Por isso, o foco da campanha fevereiro roxo e laranja é desenvolver a conscientização sobre essas patologias e principalmente demonstrar a importância de que hábitos saudáveis podem te ajudar a cuidar do corpo e da mente, por isso: se alimente adequadamente, pratique exercícios físicos, não fume ou beba, realize exercícios que estimulem a cognição, cuide da saúde mental e emocional, etc.

Além de trazer um alerta para a importância para o diagnóstico precoce de modo que o portador da doença possa ter um tratamento adequado, através de terapias e medicamentos para ter mais qualidade de vida.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essas doenças e seus sintomas, apoie a campanha de fevereiro roxo e laranja. Fique atento aos sintomas e esteja sempre em dia com seus exames.

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *