Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde

Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA – RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Estes procedimentos são planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de serviços de saúde e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

O gerenciamento inicia pelo planejamento dos recursos físicos e dos recursos materiais necessários, culminando na capacitação dos recursos humanos envolvidos. Toda fonte geradora deve elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados. O PGRSS a ser elaborado deve ser compatível com as normas federais, estaduais e municipais, e ainda deve estar de acordo com os procedimentos institucionais de Biossegurança, relativos à coleta, transporte, tratamento e disposição final.

Após a realização do plano de gerenciamento é realizado as próximas etapas que são: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final. Todo o processo é feito de forma totalmente minuciosa, pois são resíduos extremamente perigosos, porque abrange desde a cultura de micro-organismos a pedaços de tecido humano, passando por seringas e outros instrumentos. Dessa forma, pode ser transmissor de diversas patologias e infecções.

Quais são os tipos de resíduos sólidos de saúde?

Podemos considerar resíduos sólidos de saúde todos aqueles vindos de ambientes hospitalares, odontológicos, laboratoriais, farmacêuticos, instituições de ensino e pesquisa médica relacionados tanto à população humana quanto à veterinária e até mesmo os de institutos de beleza e pigmentação de pel. É por este motivo, que o tratamento feito com base nas determinações da normativa, é obrigatório. Mas para que esteja tudo de acordo com as normas vigentes, é necessário trabalhar com empresas que estejam de acordo com as resoluções ambientais.

A Amazon Fort é a escolha perfeita para sua instituição ou estabelecimento. Dispomos de uma usina de tratamento de resíduos com as seguintes tecnologias: incinerador e autoclave.

Precisando saber mais sobre este serviço? Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp: 0800 970 9779

Comente:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *