Palestra em alusão ao outubro rosa acontece na sede do GRUPO AMAZONFORT

Como forma de alertar e conscientizar, colaboradores do Grupo Amazonfort, participaram na manhã desta quinta-feira (11) de uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero. Márcia Martins, enfermeira do SESC Rondônia, liderou a discussão sobre o tema “Um toque pode mudar sua vida”.

Márcia chamou atenção para o autoexame, pois permite a identificação dos sinais e sintomas primários do câncer de mama: “Os sintomas podem ser sutis, geralmente um caroço endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido. Pequenos nódulos também podem se desenvolver na área do pescoço e axila”, ressaltou.

A especialista adverte que, embora o câncer de mama afete principalmente as mulheres, ele também pode afligir os homens. “Nos homens ocorre em menor quantidade como um caso diagnosticado para cada 100 casos em mulheres. Uma vez que os homens são menos propensos a procurar atendimento médico do que as mulheres, e quando procuram encontram dificuldade de acesso. A falta de informação e o preconceito são os principais adversários da doença”, enfatizou.